segunda-feira, 28 de maio de 2007

O RECONHECIMETO CIENTÍFICO DA VERDADE


Melanie Creagan Dreher, PhD, RN, FAAN, Diretora e Professora da Faculdade de Enfermagem na Universidade de Iowa. É graduada, tem o titulo de magna da Universidade de Long Island e é doutorada em antropologia pela Faculdade de Professores da Universidade de Columbia onde completou sua dissertação com distinção.Além de seu papel como Diretora, a Dra. Dreher tem uma carreira de pesquisa reconhecida como principal investigadora de vários estudos baseados em comunidades, examinando a saúde e desenvolvimento de mulheres e crianças na Jamaica. Seus interesses de pesquisa também incluem estudos trans-culturais dos sistemas de saúde, a organização e financiamento de programas de saúde comunitários e os efeitos do uso de substância, como a Maconha, na saúde, desenvolvimento e desempenho de tarefas em adultos e crianças. O interesse clínico da Dra. Dreher esta principalmente na saúde pública e na influência da cultura na comunicação paciente-médico.Sua carreira de pós-doutorado começou na Universidade de Columbia onde assumiu compromissos com a Escola de Saúde Pública e a Escola de Enfermagem. Em 1984, tornou-se Diretora e Professora honorária de Enfermagem Transcultural na Escola de Enfermagem da Universidade de Miami. Em 1988, ela foi eleita para a Academia Americana de Enfermagem.De 1988 a 1997 ela foi Diretora e Professora na Escola de Enfermagem da Universidade de Massachusetts em Amherst.A Dra. Dreher foi Presidente da Honrosa Sociedade Internacional Sigma Theta Tau de Enfermagem e é ex-presidente do Conselho de Enfermagem e Antropologia.Trabalhou no Departamento de Saúde Pública, Antropologia, Psiquiatria e mais recentemente como professora convidada da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade das Antilhas.Entre as comendas da Dra. Dreher estão o Prêmio May A. Brunson por destacada realização para a promoção das mulheres universitárias, a Medalha de Chanceler da Universidade de Massachusetts, uma citação do embaixador dos EUA na Jamaica pela sua contribuição para bem estar e desenvolvimento da Jamaica e mais recentemente um prêmio da Sigma Theta Tau como a Diretora que mais contribuiu para a Sigma Theta Tau Internacional. Em 1999 a Diretora Dreher foi selecionada pelo Diretor do Instituto Nacional de Saúde para servir como membro do Conselho de Representantes Públicos. Atualmente trabalha na Diretoria do Plano de Saúde Wellmark em Iowa e na Beverly Enterprise Inc. e é Membro da Associação Americana de Faculdades de Enfermagem.Depoimento da Dra. MELANIE DREHER, perante a Corte americana, no caso da Igreja Etíope Coptic de Sião de Maiami, Flórida, no início da década de oitenta do século passado. Como segue:Chamado como testemunha do Réu, depois de primeiro ter devidamente jurado perante a Corte, foi examinado e foi testificado como segue:Exame direto


Por Mr. Cook:
Pergunta: Senhorita Dreher, em atenção a todos os envolvidos, garantiria que todas as suas respostas sejam orais e suficientemente altas de modo que todos possam ouvi-la, por favor?


Resposta: Claro.P: Poderia, por favor, dizer seu nome completo, seu endereço e ocupação à Corte?


R: Meu nome é Dr. Melanie Dreher. Vivo em Nova Iorque. Quer um endereço específico?


P: Não, esta bem.


R: Sou professora assistente na Universidade de Columbia.


P: Qual é seu principal campo conhecimento, Senhorita Dreher?


R: Tenho Ph.D em antropologia.


P: Poderia dar a Corte uma breve apresentação de sua experiência educacional para a Corte?


R: Meu doutorado em antropologia é da Universidade de Columbia; o qual envolveu vários períodos de pesquisa na Jamaica e Antilhas. Comecei fazendo pesquisa em uso crônico de Maconha em 1969 e continuou estudando pelos últimos dez anos. Fiz um segundo estudo sobre uso de Maconha na infância em 1980 e 81, e atualmente tenho uma proposta do Governo Federal para estudar os efeitos de se fumar Maconha na gravidez, durante a lactação e saúde neonatal. Eu também sou membro post doutorado do Instituto Nacional em Abuso de Droga e sou também membro-conjunto da Faculdade de Pedagogia na Universidade de Columbia.


P: Dra. Dreher, como se intitulada sua dissertação de doutorado?


R: O título da dissertação, que agora está publicada como um livro é: Trabalhadores e a Ganja.


P: Isto foi baseado em seu estudo sobre o uso de Ganja na Jamaica e nas Antilhas?


R: Isto foi baseado no estudo de três comunidades jamaicanas rurais da Paróquia de St. Thomas; comparando o uso de Ganja por fazendeiros de Maconha em três comunidades.


P: Você pertence a alguma sociedade profissional?


R: Pertenço à Associação Antropológica Americana, à Sociedade para Antropologia Aplicada, à Associação Antropológica Nordestina e Associação de Saúde Pública Americana.


P: Publicou algum trabalho ou artigo de revista da sua área profissional?


R: Sim, tenho muitos. Sinto muito eu não tenho como lhe dar todas as referências neste momento. Más por exemplo, publicações da Organização dos Direitos Humanos, outros trabalhos publicados no Diário das Antilhas e eu já gerei vários documentos, aproximadamente quatro textos de cada um foram publicados durante o processo das pesquisas.


P: Dra. Dreher, a senhorita já foi reconhecida como perita em alguma corte federal?


R: Sim, fui, em Miami e em Springfield, Massachusetts.


P: Foi reconhecida em alguma corte estadual como perita?


R: Acho que não, não.Mr. Cook: Meritíssimo, poderíamos pedir que a Corte reconheça a testemunha como perita.Juiz: A Corte reconhece isso.


P: Senhorita Dreher, com base em seus estudos, primeiramente, conte para a Corte o que é Ganja?


R: Ganja é o termo jamaicano para Cânhamo ou Maconha. Tem nome Oriental Indiano porque foi trazido para a Jamaica pelos indianos orientais antes das grandes missões.


P: O que temos há nossa frente é uma pilha de Ganja? Pode nos contar o que isso aparecer ser?


R: Bem, eu não posso dizer daqui. Porém cheira como se fosse.


P: Em seus estudos na Jamaica você teve ocasião para se envolver com a Igreja Etíope Coptic de Sião?


R: Sim, tive. Em meu segundo estudo, que aconteceu entre 1979, 1980 e 81 voltei à área onde tinha feito trabalho de campo prévio, que era St. Thomas. E as propriedades que são a Post Mistress e Cavalos Brancos foram compradas por um grupo chamado Igreja Etíope Coptic de Sião. Qualquer coisa ao redor de 1.500 hectares de terra.Perguntei aos residentes locais sobre a Igreja e disseram que eles tinham cuidado da terra, criavam centenas de cabeças de gado e eram essencialmente os maiores fazendeiros atualmente na área.


P: Na ocasião você teve condição de fazer algum estudo profissional sobre a Igreja Etíope Coptic de Sião?


R: Bem, estudei a Igreja perifericamente do ponto de vista de fora da comunidade como isso era: A maior comunidade, na ocasião deste estudo. Mas eu nunca tive a possibilidade de estudar a Igreja internamente. Fui contratada por Ramsey Clark para testificar a favor da igreja. Ocasião em que eu disse que não poderia testificar antes de terminar um último estudo sobre a Igreja.


P: Você acabou conseguindo especificamente voltar para a Jamaica, posso considerar esta como a terceira vez, que teve oportunidade de estudar esta Igreja?


R: Voltei, realmente, três vezes mais para poder estudar essa Igreja. Fui em dezembro de 1979 a março de 80, março de 81 e abril de 81.


P: Quanto tempo aproximadamente a senhorita gastou estudando a Igreja Etíope Coptic de Sião?


R: Ao todo, aproximadamente, duas semanas.


P: Fez qualquer pesquisa sobre esta Igreja em particular, fora de seu campo estudo?


R: Ao contrário disso, sinto muito?


P: Fez qualquer pesquisa de bibliográfica...


R: Oh, sim. Pesquisei no sentido que tive de compará-la aos outros movimentos Rastafari e por tudo no contexto religioso das Antilhanas e da religião jamaicana, especificamente.


P: Dra. Dreher, Lá na Jamaica existe um censo comum aceito que defina religião?


R: Há várias definições comumente aceitadas de religião. Provavelmente o mais aceito é de que existe um sistema organizado de crença e prática religiosa que reconhece objetos sagrados e crê em um ser sobrenatural e também há o conceito de Igreja interna, não uma Igreja no sentido físico, mas um grupo de indivíduos que compartilha essa crença e que inclui tanto leigos como sacerdotes.


P: Comparando com sua definição de uma Igreja, você analisaria a Igreja Etíope Coptic de Sião, como uma Igreja?


R: A. Sim, perfeitamente.


P: O que encontrou? A que resultados você chegou quando se assegurou que a Igreja Etíope Coptic de Sião tinha esse padrão?


R: Que a Igreja Etíope Coptic de Sião se encaixa bem dentro da definição de religião e certamente em sua etapa inicial de desenvolvimento religioso, no sentido de que eles podem não estar formalizados como algumas de nossas religiões mais tradicionais, como catolicismo ou protestantismo, mas certamente se enquadram bem dentro da definição de religião.


P: Você encontrou algum grupo de pessoas praticando esta religião?


R: Sim, encontrei. Para ser precisa, encontrei dois grupos de pessoas, um localizado em Cavalos Brancos na Jamaica, onde muitos deles vivem em acampamentos religiosos, há outros que residem fora do acampamento também e um outro grupo que vive em Star Island, Miami.


P: Você encontrou crença num ser sobrenatural como parte integral dos princípios dos seguidores dessa igreja?


R: Sim, encontrei. A Igreja é basicamente uma Igreja cristã. De acordo com a doutrina desta Igreja, o manto da profecia foi passado de Jesus para seus discípulos e então por vários séculos esta profecia foi escondida dos homens negros. Então foi passada a Marcus Garvey, que era um líder político religioso na Jamaica e nas outras ilhas antilhanas nos final dos anos 20 e durantes os 30. Então esse manto da profecia foi passado de Marcus Garvey ao fundador da Igreja, que era Louv Willians.


P: Você poderia descrever para a Corte qual a premissa básica da Igreja Etíope Coptic de Sião, qual é a tendência básica dessa Igreja?


R: Existem algumas. Uma tem há ver com o conceito de Jesus, que eles concebem como: Jes-Us (nós), querendo dizer que Jesus esta dentro de cada homem. Eles não acreditam num... o que eles chamariam de um Deus do Céu, nem num Deus a cima de nós, no céu ou que quando morrermos subiremos para lá. Eles acreditaram que em cada um de nós há uma divindade (Deus) e, portanto, cada vez que um homem está em comunicação com outro homem, ele está em comunicação, essencialmente, com Deus e com JesUs. Outro conceito é o do tipo de... como poderia descrever ?... A dualidade da religião, que certamente deriva da versão da Bíblia feita pelo Rei James, por tanto outra vez um profeta segregado, ou a profecia que foi escondida durante tantos anos dos homens negros, isso tem há ver com a justaposição do bem e do mal, do natural e do artificial, do limpo e do sujo. De modo que as coisas que são naturais também são boas, são abençoadas e sagradas. A Ganja é considerada sagrada na Igreja pela bíblia do Rei James e como um objeto sagrado ocupou a posição de ser o sacramento da Igreja.


P: Dra. Dreher, em seus estudos sobre a Igreja Etíope Coptic Sião você ouviu dizer um termo chamado "uma vida de vida"?


R: Eu não posso dizer que ouvi, realmente.


P: Você jamais ouviu um termo que descrevesse o estilo de vida que os membros devam seguir?


R: Bem, eu certamente,... Isso poderia ser descrito em mais de um termo. Eles descreveriam seus estilos de vida por muitos termos que eu acredito; natural, bom, sagrado, justo.


P: Descreveria o estilo de vida deles como sendo estritamente religioso?


R: São extremamente moralistas, uma religião extremamente rígida, eu penso, em comparação com outras religiões.Os membros não têm permissão para dançar, eles não são permitidos, realmente, de ter qualquer espécie de atividade social nem recreacional. Das mulheres é exigido o uso de vestidos longos, elas cobram as cabeças ou ao menos os cabelos. As mulheres não têm permissão para usar maquiagem. Nem homens nem mulheres usam jóias, com exceção talvez de um relógio.Os homens são proibidos de cortar seus cabelos, de modo que deixam seu cabelo crescer, e eles também não cortam a barba.Eles são, neste aspecto, semelhantes a outros movimentos Rastari, exceto que outros Rastafaris enfeitam seus cabelos com o que eles chamam de dreadlocks e os membros da Igreja Etíope Coptic de Sião insistem em pentear seus cabelos e não usam dreadlocks.


P: Há alguma proibição ou proscrição concernente a dieta desta religião em particular?


R: Eles obedecem à maioria das leis dietéticas esboçadas em Leviticus do Velho Testamento, de modo que eles não tem permissão de comer carne de porco, por exemplo, nem qualquer crustáceo. O gado deve ser morto da maneira certa e isso se faz, pendurando a vaca de cabeça para baixo, então cortando a garganta e deixar drenar o sangue no chão. Eles só comem alimentos naturais e sem fertilizantes químicos.


P: Dr. Dreher, você afirma que eles, da Igreja, acreditam na autoridade bíblica para sua dieta? Você acha que exista uma autoridade bíblica ou diretriz bíblica para praticamente tudo o que eles fazem dentro de seus estilos de vida?


R: Bem, certamente para a maioria do que eles fazem dentro de seus estilos de vida a bíblia é o guia. E realmente, o raciocínio que permeia os membros da Igreja é a interpretação das escrituras bíblicas e como aplica-las não só a seu estilo de vida, mas às reações de outras pessoas a seu estilo de vida.


P: Dra. Dreher, você encontrou um estudo organizado da bíblia, feito pelos membros da Igreja Coptic?


R: Bem, o que quer dizer por "organizado"?


P: Deixe-me perguntar desta maneira: Existe uma conversa organizada sobre a bíblia, numa base regular pelos membros da Igreja?


R: Havia conversa constante sobre a bíblia por parte dos membros da Igreja. "Organizada" não é bem o termo que eu escolheria para descrevê-la, mas é... não é sistemática no sentido formal de classes, nem seminários, nem nada parecido com isso, mas a bíblia é parte de praticamente toda conversa que acontece entre os membros da Igreja.


P: Você usou a palavra “arrazoação” (argumentação). O que você quis dizer com “arrazoação”? Como descreveria isso?


R: Arrazoação é uma discussão teológica entre os membros da Igreja, mas na maioria das vezes só pelos homens.Enquanto os homens estão arrazoando nas discussões teológicas, às mulheres é dada permissão para sentarem-se ao redor de seus maridos, mas não podem participar da arrazoação. A “arrazoação” talvez seja a menos protocolar forma de comunicação religiosa ou de reza.As “arrazoações” eram o método mais formal de pregação. A arrazoações começam entre as quatro e trinta e cinco horas da manhã e continuando até sete e meia ou oito horas, ai eles recomeçam as três e vão até as cinco e finalmente voltam as oito horas da noite e continuam até as onze horas. E durante as arrazoações... bem, cada Irmão, quando entra na igreja lhe é dado um canto ou hino, essencialmente eles são hinos, eles só chamam canto aqueles que estão dentro da estrutura da Igreja e cada irmão escolhe e puxa um canto ou hino. Então eles, os outros membros da Igreja, juntam-se num coro para cantar este hino. Durante esta celebração, naturalmente, o “cálice” (Chillum) ou cachimbo sagrado é passado entre os membros da igreja, mas vez, só entre os irmãos. As irmãs têm cachimbo próprio.


P: Durante estas obrigações se lia a bíblia ou se conversava sobre a bíblia?


R: Existe uma leitura, uma interpretação dos salmos da bíblia, normalmente é assim: Eles recitam salmos, cantam, recitam salmos, cantam, salmos, cantam e arrazoam salmos por pelo menos duas horas e meia à três horas.


P: Com qual freqüência estas obrigações aconteciam?


R: Bem... três vezes por dia todos os dias.P: Sete dias por semana?


R: Sete dias por semana.


P: Dra. Dreher, vamos retornar ao uso da Ganja dentro da Igreja Etíope Coptic de Sião. Acredito que você tenha mencionado que o uso da Ganja assume o papel de sacramento da igreja, isso é correto?


R: Isso é correto.P: Poderia explicar mais especificamente para a Corte, por favor?


R: Ok... E a propósito, não é um sacramento só para a Igreja Etíope Coptic de Sião. É também reconhecida entre as outras seitas Rastafari como sendo sacramento. O sacramento é uma forma de comunhão, isso é o que é. Se JesUs está dentro de nós assim com em todos os homens, então esta comunhão deveria nos trazer mais próximos de JesUs assim como nos comunicamos com nós mesmostambém. A Ganja é vista como uma substância sagrada que aumenta essa comunicação e traz o indivíduo para mais próximo de Deus ou JesUs (nós) (vida em vida).


P: A Ganja é usada só em certos momentos pelos Coptics ou é usada geralmente o tempo todo, você poderia responder isso?


R: É usada o dia todo; quando os irmãos arrazoam, durante as obrigações e também durante o trabalho. O Coptic acredita que a Ganja é uma substância sagrada, natural e boa. E que lhes darão mais animo para trabalha mais duro, isso acontece se você fumar enquanto trabalha. Então praticamente é usada ao longo de todo o dia. Só no caso de... mas não é um uso indiscriminado... Se um irmão, de alguma forma transgrediu uma regra da Igreja ou agiu de certa maneira que os anciões da Igreja acham imprópria ou desruptiva, uma injunção é posta nessa pessoa e eles não passam o cachimbo (Chillum) para ele, além de não permitirem que fume qualquer Ganja. Da mesma maneira, quando as mulheres, por exemplo, estão no que eles chamam de separação, equivalente ao período menstrual, ou depois de terem seus bebês. Elas são consideradas impuras e não lhes é permitido qualquer comentário sobre a bíblia nem fumar Maconha. Então, sim, a Ganja é usada praticamente o tempo todo, mas não indiscriminadamente e nem todos têm acesso a ela.


P: Dra. Dreher, alguma vez a Maconha foi referida como droga recreacional? Alguma vez você viu algum membro da Igreja Etíope Coptic de Sião usando Ganja ou Maconha em qualquer atividade recreacional ou de outra maneira?


R: Eu penso que a Igreja Coptic rejeitaria a noção, em qualquer circunstância, rejeitaria a noção de uso recreacional de Ganja. Eu nunca os vi usar Ganja recreacionalmente. Penso que seria oposto aos princípios da Igreja, completamente, inaceitável. A Ganja é usada recreacionalmente em toda a Jamaica, mas certamente não entre os grupos Rastafari.


P: Sobre os Coptics mais diretamente, você esta dizendo que eles usam Ganja só para fins religiosos?


R: Eu diria que só por motivos religiosos e por motivos de saúde.


P: Por motivos de saúde? Isto estaria diretamente ligado com a crença religiosa deles?


R: Esta. Esta descrita como medicina de Deus e por isso é fervida como chá, é fervida com outras ervas medicinais, tônicos e poções. É aplicada topicamente em cortes, machucados, feridas e queimaduras. Ela é usada como tal pelos diversos grupos Rastafari e seus ancestrais à séculos.


R: Você viu alguma vez ela sendo usada como tempero ou alimento?


R: Não como tempero, ela é cosida com várias comidas, cosidas em sopas, por exemplo.


P: Dra. Dreher, por quanto tempo você teve oportunidade de estudar a Igreja de Miami Beach, na Florida?


R: Eu diria que ao todo, cinco dias.


P: Você sente que conseguiu base suficiente para fazer...


R: Sim.


P: ... afirmações objetivas sobre esta Igreja?


R: Com Antropóloga eu adoraria ter mais tempo para estudar este grupo em particular, porém!... Não foi difícil, diferente de outros estudos antropológicos, não foi difícil obter acesso a este grupo e para imediatamente me perguntarem qual seria as perguntas mais importantes do ponto de vista antropológico. Tive acesso a todos os membros da Igreja e também... não em Miami, mas em outro campo sagrado na Jamaica, tive a oportunidade de entrevistar pessoas de fora da igreja, para poder ter uma imagem geral da Igreja.


P: Não havia nenhuma barreira lingüística que lhe impedisse de fazer perguntas em Miami?


R: Falo e entendo o patuá (dialeto) jamaicano então podia entender os membros jamaicanos assim como os membros brancos americanos.


P: Conduziu qualquer exame físico de qualquer espécie, doutora?


R: Não, eu não fiz.


P: Eram entrevistas faladas? Este é o meio adequado de se fazer isso?


R: Entrevistas faladas, observações diretas, entrevistas com não coptics, observações das arrazoações.


P: Dra. Dreher, a Igreja Coptic na Jamaica é basicamente uma Igreja negra, ela não é?


R: Sim, ela é.


P: O movimento Rastafari é basicamente um movimento negro, não é?


R: Na verdade, esta é a única seita Rastafari que permite membros brancos.


P: Dra. Dreher, você nos disse que esta religião surgiu no final de 1920 e início de 1930 por Marcus Garvey. A Igreja traça sua história como vinda de um período anterior no tempo?


R: Bem, eles certamente traçam sua história ideológica como vinda do começo do cristianismo. Penso que toda Igreja tem um mito, um mito ideológico que se uni a ela. Isto é parte da definição, do significado de ser Igreja. Então a Igreja certamente tem uma história ideológica que estaria baseada num passado distante, porém, as origens atuais, as origens físicas, práticas da Igreja poderia se dizer que são do início de 1930.


P: Em relação a outras igrejas reconhecidas neste país em particular, ela é considerada bastante jovem, bastante velha ou em algum lugar entre?


R: Eu não diria media. Certamente não é de desenvolvimento muito recente. Penso que é uma igreja jovem, mas posso pensar em várias Igrejas na Cidade de Nova Iorque que são muito mais jovens que ela e têm suas congregações a pleno-vapor, é um sistema de crença que se encaixa bem dentro da definição de religião.


P: Dra. Dreher, na comunidade acadêmica existe concordância ou discordância em relação à validade desta organização, Igreja Etíope Coptic de Sião, como organização religiosa, como uma Igreja?


R: Bem, eu conversei com dois outros antropólogos e os dois foram visitar a Igreja. Concordamos que se tratava de uma Igreja... E eu não poria dinheiro (apostaria) em outro antropólogo pesquisando e descobrindo que não se trata de uma igreja. Penso que ela se enquadra perfeitamente dentro das definições antropológicas aceitadas de uma Igreja.


P: Dra. Dreher, a organização que você encontrou em Miami, se enquadra dentro desta definição de igreja?


R: Bem, eu não os chamaria de duas igrejas separadas. Diria que a daqui é um satélite; um ramo da igreja principal que está na Jamaica.


P: Portanto você acha que esta organização da Flórida também esta dentro dos conceitos de ser uma igreja?


R: Bem, sim, eles eram coerentes com as práticas e crenças da igreja da Jamaica, executavam as arrazoações, eles comiam alimento natural, as irmãs e irmãos ainda seguiam o mesmo tipo de atitude e comportamento.


P: Teve ocasião para encontrar ou reconhecer Sr. Carl Eric Olsen durante seus estudos da Igreja Etíope Coptic de Sião?


R: Conheci Carl, eu não estou certa se foi na viagem de dezembro ou março, mas sim, conheci, nos encontramos.


P: Onde isso aconteceu?


R: Isso aconteceu em Star Island 43 em Miami.


P: Este endereço é da central da Igreja Coptic em Miami?


R: Isso é correto.


P: Conheceu pessoalmente o Sr. Olsen, você teve a oportunidade de entrevistá-lo ou analisa-lo?


R: Não separadamente dos outros membros, mas o ouvi nas arrazoações com os outros irmãos e ele foi apresentado a mim, por outros membros, como um membro da irmandade Coptic.


P: Dra. Dreher, você teve oportunidade de determinar quem era a cabeça da Igreja Coptic na América?


R: Bem, os próprios irmãos poderiam falar sobre isso, me parece uma Igreja muito democrática, mas, aliás, se olhar quem acende o Chillum (cachimbo)... Há um sistema de hierarquia e um tipo de ordem de passagem do mesmo dentro da igreja. E diria que na Jamaica, Keith Gordon é a cabeça da Igreja, juntamente com outros dois anciões que são muito próximos a ele, Brother Sampson e Brother Wally. E se Keith estivesse nos Estados Unidos, ele seria reconhecido como a cabeça da Igreja. Nos Estados Unidos eu diria que Brother Louv é comumente reconhecido como cabeça da Igreja.Mr. Cook: Não tenho mais nenhuma pergunta para Dra. Dreher.


Contra argumentaçãoPor Mr. Petersen:

P: Doutora, eu entendo que esta seja uma Igreja dominada por homens?


R: Não necessariamente em termos de sua congregação, mas sim em termos de suas regras. Eles acreditam que Deus é a cabeça do homem assim como o homem é a cabeça da mulher.


P: Você pode me dar uma idéia da porcentagem entre homens e mulheres?


R: Ah... Eu não estou segura se posso fazer isso. Nos Estados Unidos a tendência a ter mais homens que mulheres. E penso que existam algumas centenas, esta estimativa é aproximada ao real, diria algumas centenas de membros nos Estados Unidos. Na Jamaica eu diria que existem mais mulheres que homens, ou ao menos igual e são alguns milhares de membros na Jamaica. A igreja é muito estrita sobre fornicação, de modo que até que o homem decida ter uma esposa, ele tem que permanecer abstinente. Então, eu penso que exista um movimento geral para os homens escolherem uma esposa só quando tiverem estabilidade para fazê-lo então. As crianças nascem na Igreja, tive a impressão que sempre nasce mais mulheres que homens na Jamaica, então eles também mantêm um equilíbrio, de certa maneira.


P: Dra. Dreher, em testemunho prévio o Brother Louv ou Sr. Reilly testemunhou que existe 25.000 membros na Igreja Etíope Coptic Sião. Agora, ele não separou Estados Unidos e Jamaica. Isso estaria superestimado contando as duas Igrejas ou aproximadamente correto?


R: Eu, francamente, diria que está superestimado. É provavelmente uma estimativa que muitos membros da Igreja dariam, mas é muito difícil de se calcular, certamente difícil de se calcular. Diria que é um número pequeno para o movimento Rastafari e superestimado para esta seita em particular.


P: Alguns milhares de membros, como você indicou, seria mais exato?


R: Bem, de acordo com meus cálculos estaria mais exato.


P: As pessoas responsáveis pela Igreja tendem a ser predominantemente homens?


R: Sempre seria um homem.

P: Em seu estudo teve oportunidade de examinar a estrutura financeira interna da Igreja de Miami?


R: Não, eu não tive. Isso realmente não era minha intenção. Eu realmente estava mais interessada em saber da parte religiosa desta igreja, como ela se encaixa na definição de religião.


P: Você teve a oportunidade de estudar... acredito que você tenha se referido ao plantio de ervas naturais e coisas com fertilizante natural. Eles plantam sua própria Ganja?


R: Normalmente sim. Eles costumavam plantar uma grande quantidade de Ganja nas propriedades deles na Jamaica, mas eles vêm sendo continuamente reprimidos pela polícia de modo que pararam de plantar e agora eles compram a Maconha que fumam, de pequenos fazendeiros da região.


P: Acredita que estes pequenos fazendeiros usam os mesmos fertilizantes naturais e talvez a mesma técnica agrícola?


R: Definitivamente.


P: Os pregadores desta Igreja têm um estilo de vida extravagante ou eles têm voto de pobreza?


R: Não, de maneira nenhuma. Certamente eles têm algum tipo de estilo de vida, mas não têm voto de pobreza.P: Qual seria o papel, por exemplo, de um Cadillac e um Mercedes-Benz na vida de um sacerdote?


R: Leva-los para aonde eles precisarem ir, acredito eu. Eles consideram, tanto para um sacerdote, ou para qualquer outra pessoa, realmente, que todos mereçam o melhor que poderem receber. E, aliás, levantei essa questão com um Brother e ele disse:- Dê caminho aos Babilônios, somos nós, e todos os espíritos mortos operam e consomem os espíritos mortos, isso é o álcool... Todos necessitam e merecem os melhores e mais seguros carros que puderem ter.


P: Você já algum sacerdote de Mercedes-Benz e Cadillacs?


R: Já vi sacerdotes com Mercedes-Benzes sim. Eu nunca vi um com Cadillac.


P: Que papel o dinheiro exerce na igreja?


R: Bem, a Igreja é uma organização que funciona com dinheiro, como todas as outras. Novamente, eles não servem às instituições Babilônicas, isso é, bancos, hipotecas, etc, embora reconheçam que em certas ocasiões eles têm que usa-los por questão de praticidade. Mas na Jamaica, e eu acredito que aqui também, é uma igreja operada com dinheiro, como todas as outras.


P: Você teve oportunidade de observar qualquer transação de dinheiro entre qualquer um da hierarquia da igreja, ou qualquer dos sacerdotes da Igreja?


R: A hierarquia da igreja e os sacerdotes?


P: Por exemplo, se um sacerdote for fazer uma viagem, há... vamos dizer, é dada concessão em dinheiro ao sacerdote para a viagem?


R: Isso é muito provável. Eu só não vi dinheiro passado entre eles, disse-me um dos anciões, nem transações de dinheiro nem de mercadoria que são transferidas, não é decisão de um ancião, mas de um conselho de sacerdotes. Os sacerdotes decidem quanto um individuo deve ter, que tipo de carro que eles devem ter. Todo o resto, mesmo os automóveis e as casas, ao menos na Jamaica, são propriedades da igreja.


P: Você sabia que os automóveis estão registrados em nome dos sacerdotes individuais e não à igreja?


R> Uh-huh. Isso pode ser verdadeiro aqui, mas não é verdadeiro na Jamaica. Eu não sei sobre os Estados Unidos.Mr. Petersen: Mais nenhuma pergunta.


Mr. Cook: Eu tenho mais algumas perguntas.

P: Dra. Dreher, você disse que não existe voto de pobreza por parte dos sacerdotes desta igreja e mais tarde você testificou que itens pessoais tais como dinheiro, carros, etc, são de propriedade da Igreja. Existem outras coisas? Algum sacerdote possuir algo que você tenha ciência de?


R: Penso que os sacerdotes possuem coisas particulares, mas a posse de coisas é permitida. Eles podem possuir coisas antes entrarem para a igreja. Mas na maioria das vezes, os bens são passados a outros membros e estes têm que garanti-los e merece-los, e permanecem propriedades da Igreja, mas é muito provável que títulos individuais sejam garantidos. Certamente a propriedade de Miami é individualmente garantida.


P: Dra. Dreher, quando você fala desta organização ser uma organização baseada em dinheiro, em sua opinião, isso tem algo a ver com os líderes da Igreja na Jamaica?


R: Bem, eu realmente, penso que esta é a razão das operações de dinheiro. Os anciões na Jamaica são, em sua maioria, analfabetos. Vieram da área rural jamaicana. Eles não foram formalmente educados, embora seja muito brilhantes, não são letrados, certamente eles são inteligentes e tem um grande conhecimento de modo que negociam o que eles sabem. Eles certamente não podem escrever cheques nem hipotecas, nem fazer todas essas outras coisas, nem certamente ler uma hipoteca, de modo que preferem, e o fazem negociando em dinheiro vivo, mas isso não é raro na Jamaica. Isso é típico em outros grupos de igrejas também.


P: O uso de dinheiro vivo e esta desconfiança de instituições da sociedade, tais como bancos, tornam-se uma parte da doutrina desta Igreja?


R: Acredito que tenha sido incorporado à doutrina, como qualquer outra religião; uma relação continua entre a religião a sociedade e sua doutrina.


MR. Cook: Sem mais perguntas.


Mr Petersen: Sem mais perguntas.


O Juiz: Pode se retirar madame, Obrigado.

Nenhum comentário: